Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38859

Compartilhe esta página

Título: Análise de uma startup do armazém da criatividade a partir de indicadores de desempenho : um estudo de caso na Vende Moda.
Autor(es): SILVA, Letícia Lorena Soares
Palavras-chave: Empresas novas; Administração de empresas; Empreendedorismo; Planejamento estratégico
Data do documento: 28-Jun-2017
Citação: SILVA, Letícia Lorena Soares. Análise de uma startup do armazém da criatividade a partir de indicadores de desempenho : um estudo de caso na Vende Moda. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: A quebra de paradigmas causados pela globalização, provocou a necessidade de mudanças e inovações. Além de que com a revolução digital mudou-se a forma de vida da sociedade. Surge então o mercado digital, que é resultado de modelos de negócio que investem em ideias inovadoras para desenvolver produtos ou serviços. Essa nova forma de empreender é desenvolvida por meio das startups. Esse tipo de empresa se caracteriza pela inovação e competitividade e, para isso, necessita a melhoria contínua e gerenciamento da sua performance. Nesse sentido deve ser utilizado indicadores de desempenho que trarão informações da situação global de uma empresa. Assim, esse trabalho objetivou a análise da startup Vende Moda articulada a um processo de incubação, quanto a influência dos indicadores de desempenho para a performance organizacional. Nesse sentido foi necessária a compreensão de alguns conceitos que embasassem a pesquisa, e para isso foi realizado um estudo teórico sobre os principais assuntos relacionados ao tema. Quanto aos procedimentos metodológicos, essa pesquisa pode ser considerada do tipo bibliográfico, documental, descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa e aplicada através de um estudo de caso. O estudo de caso foi realizado na startup Vende Moda incubada no programa de incubação do Armazém da Criatividade. Para coleta de dados, aplicou-se um questionário semi-estruturado a um dos membros da startup estudada, com perguntas abertas no qual foi utilizado o método de categorização para classificar os temas abordados. Os objetivos propostos foram alcançados e com isso, foi possível identificar o modelo de negócio inovador da startup, os benefícios de estar dentro de um programa de incubação, bem como alguns gargalos verificados no processo, principalmente no que se refere a sua estratégia. E ainda, foi compreendido a importância da utilização de indicadores de desempenho para a boa performance organizacional, embora foi detectada a ausência do uso de indicadores devido a lacunas no próprio processo de incubação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38859
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Letícia Lorena Soares.pdf701 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons